Torneio BTBELLAS by Nati Font
REGULAMENTO
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas através do sistema Letz Play e poderão ser visualizadas a qualquer momento.
Lembrando que as duas atletas deverão estar com os pagamentos confirmados. O prazo para cancelamento da inscrição será:
- Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 50,00 referente às taxas administrativas
- Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento.
VALOR DE INSCRIÇÃO : R$ 300,00 com pré-reserva e R$ 315,00 sem pré-reserva.
Valor da 2ª categoria 200,00
1.2 REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Não serão aceitas inscrições em 2 categorias diferentes mesmo que seja com parceiras diferentes.
1.2.1 DIVISÃO DE CATEGORIAS
Nível 1 - INICIANTE (D/C-)
Nível 2 - PLUS (C+)
Nível 3 - GOLD (B)
Nível 4 – DIAMANTE (A)
POR IDADE - 40+
***Atletas fora de categoria***
- serão considerados atletas fora de categoria aqueles que no ano de 2022 e 2023 tenham jogado torneio em uma categoria acima daquela que está inscrito, nas chancelas oficiais do esporte abaixo listadas: FPT (federação paulista) Circuito Beach Tennis;
Lembrando que caberá ao árbitro geral definir a incompatibilidade de categoria do atleta, levando em consideração a quantidade e o êxito na participação do torneio na categoria acima da inscrita.
*exceto na categoria A que usaremos como limite 20 pontos na ITF. Acima disso o atleta não poderá jogar o torneio.
• essa verificação deverá ser feita pelo próprio atleta e ao se inscrever em nosso torneio está ciente que qualquer irregularidade poderá ser punida com sua desclassificação em qualquer fase do torneio sem direito a reembolso.
• Caso uma irregularidade seja reivindicada após terminar o torneio ela não será acatada.
• Torneios OPEN administrados pela LETZPLAY poderão ser verificados porém não serão obrigatoriamente impeditivos para a desclassificação do atleta, o árbitro geral e diretor do torneio poderão solicitar que uma dupla suba de categoria caso achem necessário e verifiquem inconsistências do tipo:
Atleta inscrito na categoria B que já ganhou um torneio na A
Atleta inscrito na C que já tenha jogado um OPEN na A
2. REGRAS GERAIS BTBELLAS
O Torneio seguirá, obrigatoriamente, as regras vigentes da CBT, exceto quando especificado de forma diferente neste regulamento.
2.1 FORMA DE DISPUTA
O torneio irá ocorrer no formato de Grupos Round Robin (todos x todos) + KNOCKOUT Chaves Eliminatórias
3.1 SISTEMA DE DISPUTA CATEGORIAS
- Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie - break de 7 pontos com diferença mínima de 2 pontos.
- Cada grupo será composto por 3 ou no máximo 4 duplas e cada dupla fará jogos onde todos jogam contra todos dentro do grupo.
- A ordem dos jogos é definida por sorteio porém todas as duplas do grupo devem chegar no horário marcado.
*Caso alguma dupla se atrase será feita a primeira chamada de WO e o árbitro geral poderá alterar a ordem dos jogos sorteados. Caso a dupla não apareça após 15 minutos do horário marcado para o início, será desclassificada do torneio.
- Cada grupo terá 2 duplas classificadas para a fase seguinte ELIMINATÓRIA
3.1.1 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS:
1º Saldo de game
2º Sorteio
EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS:
Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como game, portanto a pontuação no tie break não importa pois quem vencer terá a vitória computada como 7/6
4. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral ou organizador geral, a qualquer tempo. Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma;
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis;
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra;
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra;
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral;
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público;
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes;
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima;
-Em relação a torcida será proibido qualquer tipo de instrução, interferência e instrumentos que sejam considerados perturbadores. Caberá ao árbitro apontar a irregularidade.
4.1 PENALIDADES POR INFRAÇÃO
- 1ª penalidade: advertência
- 2ª penalidade: perda de ponto
- 3ª penalidade: perda de game
- 4ª penalidade: desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito. Isso vale aos atletas que se envolverem em brigas e confusões durante os eventos.
4.2 ROUPAS E ACESSÓRIOS
- Pedimos que TODAS as atletas utilizem a camiseta do evento exceto em casos específicos porém fica gerada a utilização de biquíni tanto na parte superior como da parte inferior.
- É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
5. ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e estará disponibilizada na página do sistema Letz Play até 48 horas antes do início do torneio.
Uma programação prévia será divulgada com antecedência. Porém a oficial somente na semana do evento e os grupos e chaves 48 horas antes pois após divulgado mais nenhuma troca ou cancelamento poderá ser feito e caso aconteça será dado WO.
O árbitro geral tem total autonomia para modificar o sistema de jogos caso seja necessário devido a alguma ocorrência que atrase os jogos ou quantidade de duplas inscritas.
6. W.O
Pedimos que todas as atletas marquem presença 15 minutos ANTES do horário marcado para o início do seu jogo ou grupo.
A primeira chamada de WO é feita no horário marcado para o início e a segunda chamada e definitiva com 10 minutos após o horário marcado.
O atleta que leva WO está impedido de seguir no torneio mesmo tendo um jogo a mais no grupo.
Nenhuma troca poderá ser feita e nenhuma justificativa poderá ser apresentada a título de evitar o WO.
Portanto para evitar desconfortos solicitamos que todas cheguem com antecedência do horário marcado para o início dos seus jogos e que ao chegar se direcione a mesa de arbitragem para marcar presença
*o sorteio dos grupos é feito de forma automatizada pela LETZPLAY, 48H antes do início do evento e as chaves publicadas na sequência.
ALTERNATE: o torneio poderá substituir ou não uma dupla no lugar do WO para completar a chave, desde que realize o SIGNIN antes do início da partida (pagamento), que pertença ao nível técnico da categoria e essa dupla ocupará na chave ou no grupo o mesmo lugar da dupla que deu o WO.
7- Cabeças de chave.
Para efeito de sorteio não haverão cabeças de chave.
Portanto para efeito de classificação para a fase seguinte, sempre que houver o benefício de uma dupla avançar de “ BYE” o critério utilizado será o primeiro colocado do Grupo 1 em diante.
Ex. 12 grupos - 24 duplas classificadas
8 duplas passam direto (as primeiras colocadas do grupo 1 ao 8 ) para as oitavas de final. Todas as demais jogam uma rodada anterior.
8- Cruzamento.
Os cruzamentos da fase eliminatória seguirão o formato da CBT , chancela oficial da modalidade e varia de acordo com o número de grupos de cada categoria.
9- USO DE IMAGEM
O atleta autoriza o EVENTO a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
10- CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais. Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pela organização do torneio.
11. SMART FOOT FAULT - ele ocorre quando o atleta ao sacar pisa dentro da quadra, arrasta a linha ou leva qualquer tipo de vantagem. Nesse caso OS ATLETAS deverão chamar o árbitro geral que irá acompanhar a irregularidade e aplicar a regra caso ache necessário.
12. JOGO CONTINUO - o tempo de aquecimento é de 5 minutos , a primeira virada de quadra e o tie break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de 90 segundos para descanso.
* atletas com pontuação em ranking da Federação Paulista FPT, poderão ser excluídos do torneio sem direito a ressarcimento caso joguem em categoria abaixo do seu ranking.
13. Responsabilidades do Atleta
Todo o atleta ao realizar a sua inscrição declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Todo atleta ao fazer sua inscrição atesta que está apto a participar do torneio e assegura ter condições físicas e psicológicas, sendo responsável pelos atos ou consequências da sua participação nos torneios.
Todo o atleta ao fazer sua inscrição sede o seu direito de imagem ao torneio,
Durante o torneio, o atendimento em quadra, durante a partida, será feito somente por fisioterapeutas do torneio, seguindo os procedimentos aprovados pela Federação Internacional de Tênis. O atendimento em quadra durante a partida tem como objetivo tentar melhorar a condição apresentada pelo atleta, para que este possa terminar o jogo. Nos casos de contusões mais graves ou doença, é responsabilidade do atleta todo e qualquer custo para algum tratamento que seja necessário. A organização prestará o atendimento ao quanto ao encaminhamento à clínica especializada. Recomendamos que os inscritos tenham seus próprios Convênios Médicos.
Não são permitidos quaisquer tratamentos que requeiram injeções, infusões intravenosas ou utilização de oxigênio dentro ou fora da quadra, com exceção dos portadores de diabetes, onde é permitida a utilização do tempo médico para verificação da dosagem sanguínea e aplicação do medicamento, se necessário.