REGULAMENTO INTERNO BT POINT
1. COMPETIÇÃO
Será disputado no formato de duplas femininas nas categorias B, C e D
2. INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas através do aplicativo LetzPlay.
A taxa de inscrição tem o valor de R$50,00 (cinquenta reais) por atleta por e por categoria para o amador.
As inscrições têm número de vagas limitados por categoria conforme consta no Item 5.1 deste regulamento que pode ser ajustado conforme necessidade da organização.
Após o preenchimento das vagas de cada categoria, as inscrições que não tiverem seu pagamento efetivado em até 24h após a sua realização no LetzPlay serão automaticamente canceladas pelo sistema dando lugar as duplas que estiverem na fila de espera da categoria.
3. DAS CATEGORIAS
Duplas Femininas B, C e D;
2.2. CRITÉRIO PARA DEFINIÇÂO DE CATEGORIA
As atletas devem se inscrever nas categorias que estão de acordo com seu nível técnico, porém, todas as inscrições serão avaliadas pelos professores da BT Point.
Caso a atleta se inscreva em categoria inferior ao seu nível técnico será contatado pela organização do evento para adequação de sua inscrição.
Se no decorrer dos jogos da fase de grupos das categorias amadoras, perceba-se uma discrepância muito grande do nível técnico da dupla em relação a categoria em que estão inscritos jogando, a organização poderá proceder com a exclusão da dupla do torneio e o ressarcimento do valor de sua inscrição;
Caso o atleta desista de participar do torneio por qualquer motivo, a sua inscrição não será ressarcida após o encerramento das inscrições;
Cada atleta poderá se inscrever em no máximo 1 categoria feminina.
4. PREMIAÇÕES
As premiações ficarão divididas por categoria, conforme abaixo descriminado:
CATEGORIA B, C e D:
Campeãs Feminino – troféu mais brinde
Vice-campeãs – troféu mais brinde
5. REGRAMENTO
5.1. QUANTIDADE DE INSCRITOS
Para uma melhor organização de tempo e sistema de disputa, o torneio interno terá um número limitado de inscrições para cada categoria e estas serão distribuídas conforme abaixo descriminado.
Categorias B, C e D:
Feminina – 12 duplas.
5.2. SISTEMA DE DISPUTA
CATEGORIAS AMADOR (B, C e D) – Feminina)
Será disputada no Sistema de Grupos + Chaves, onde na primeira parte, na fase grupos, os mesmos serão compostos por 3 duplas que jogarão entre si com jogos de 1 set de 6 games onde havendo empate em 5x5 vai a 7 e havendo empate em 6x6 joga-se um tie break de 7 pontos.
Classifica-se a melhor campanha de cada grupo, passando a fase de chaveamento mata mata.
A definição dos confrontos da fase de chaveamento será através do cruzamento das melhores campanhas contra as piores, ou seja, o 1º colocado geral pega o último colocado, o 2º colocado pega o penúltimo e assim sucessivamente;
Os confrontos de quartas de final e de semifinal serão jogados em 1 set de 8 games onde havendo empate em 7x7 joga-se um tie break de 7 pontos.;
- FINAL: Melhor de 3 sets, sendo os 2 primeiros até 6 games, havendo empate em 6-6, joga-se um tie-break (até 7 pontos). Em caso de empate, joga-se o 3º set no formato MATCH Tie-break (até 10 pontos).
Parágrafo único: Caso alguma das categorias (B, C ou D) – modalidades Feminina, não preencha o total das vagas ofertadas a organização se reserva o direito de alterar o formato de disputa para adequação ao número de participantes inscritos da forma que melhor se adequar a reorganização das duplas para andamento do campeonato.
Parágrafo segundo: Independente da alteração do formato, os cruzamentos na fase de mata-mata sempre seguirão o critério de chaveamento cruzando as melhores campanhas contra as piores.
5.3. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate na fase de grupos, a definição das posições será apurada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
5.3.1. Em caso de 3 (três) duplas empatadas:
1. Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1º, 2º e 3º colocado);
2. Melhor saldo de games (caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1º ou 3º, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto);
3. Sorteio (será aplicado no caso das 3 (três) duplas terem saldo de games iguais).
5.3.2. Em caso de 2 (duas) duplas empatadas
Em caso de 2 (duas) duplas empatadas será considerado o vencedor do confronto direto.
5.3.4. Outros critérios importantes
• Vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x4;
• Nos grupos compostos por 3 duplas, caso uma das duplas não compareça, as outras duas terão vitória por 6x0 sobre a dupla faltante e o confronto será definido em 1 set de 6 apenas;
• Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo.
• Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1.
• Nos grupos, a dupla que perder por WO ou desistência será automaticamente desclassificada da disputa e dos demais confrontos que ainda não tenho jogado dentro do grupo, e sua pontuação, zerada.
• Critério cabeças de chave eliminatória depois da fase de grupos serão de acordo com a campanha durante a fase de grupo;
• Desempate entre os primeiros colocados de cada grupo (se todos os grupos tiverem números iguais de duplas):
1. - maior número de vitórias,
2. - melhor saldo de games
3. - sorteio.
• Caso a torcida do atleta venha a ser advertida em sua conduta e volta e reincidir em infração a dupla poderá ser penalizada com a perda de pontos e desclassificação, a depender da gravidade do caso;
•
5.4. CABEÇAS DE CHAVE
Os cabeças de chave de cada categoria serão definidos de acordo com avaliação do critério técnico escolhido pela comissão avaliadora do Torneio.
6. HORÁRIOS DE JOGOS E PROGRAMAÇÃO
6.1 - Os horários oficiais dos jogos serão disponibilizados no aplicativo LetzPlay e são estes os horários que devem ser seguidos pelos atletas, independentemente da numeração do seu grupo.
6.2 - Todas as duplas componentes do grupo devem se apresentar no local e horário dos jogos desde o primeiro jogo do grupo.
6.3 - Caso ocorra WxO no 1ª jogo do grupo, inicia-se imediatamente a contagem de tempo de 15 minutos para que a 3ª dupla do grupo se apresente para o 2º jogo, abrindo-se 15 minutos de contagem de tempo para novo WxO caso a 3ª dupla do grupo não esteja presente no local.
6.4 - A organização se reserva o direito de alterar o horário dos jogos, caso seja necessário para melhor organização do evento, desde que o jogo permaneça dentro do dia previsto na programação do evento.
7. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pela organização geral, ou árbitros ou auxiliares (independentemente de estarem dentro da quadra ou fora dela), a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, deve-se adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
A) Obscenidade Audível: Palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma.
B) Obscenidade Visível: Gestos ou atitudes obscenas visíveis.
C) Abuso de Bolas: Bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
D) Abuso de Raquete ou Equipamento: Qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
E) Abuso Verbal: Expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
F) Abuso Físico: Agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
G) Instrução: Qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes/torcida.
H) Conduta Anti Desportiva: toda e qualquer atitude anti-desportiva que não esteja prevista nos itens acima.
Parágrafo único: O atleta que cometer qualquer ato que venha a causar dano ao patrimônio da arena ou do torneio será responsável financeiramente e civilmente pelo mesmo, bem como, a critério e análise da organização poderá ser excluído/eliminado do torneio.
8. PENALIDADES POSSÍVEIS POR INFRAÇÃO DO CÓDIGO DE CONDUTA
1. Advertência
2. Perda de Ponto
3. Perda de Game
4. Exclusão/Eliminação
Obs. A organização poderá aplicar as penalidades acima previstas não necessariamente nesta ordem, ficando a seu critério, de acordo com a gravidade da situação, se procederá diretamente com a desclassificação do atleta faltoso. Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
9. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O atleta ao realizar sua inscrição se submete aos termos deste regulamento.
O atleta ao realizar sua inscrição atesta que tem plenas condições físicas e mentais de participação no evento esportivo.
O atleta ao realizar sua inscrição cede seus direitos de imagem a organização do evento para sua utilização e veiculação.
10. CASOS OMISSOS
Os casos omissos e não previstos neste regulamento, que porventura venham a ocorrer no decorrer do evento, serão decididos pelo Árbitro Geral com prévia consulta ao Regulamento Geral Oficial do Beach Tennis CBT e/ou Regulamento ITF.
BT Point