4° Torneio Amigos do Beach Tennis
Regulamento
4* Torneio AMIGOS DO BEACH TENNIS
O torneio será realizado nas dependências do KBEÇA BETCH SOORTS OURINHOS entre os dias 30/11 a 01/12 de 2024.
Av: Comendador José Zilio 641 - Distrito Industrial I, Ourinhos - SP, 19.908-170
Telefone: 14-99674-6930
1. VALORES
1ª categoria: 80,00 (por pessoa);
2ª categoria: 50,00 (por pessoa);
3ª categoria: 40,00 (por pessoa);
2. DATAS
As inscrições, cancelamentos e alterações nas duplas poderão ser feitos até o dia 28/11, quinta-feira, 13:00h. Após este horário, conforme explica em DA INSCRIÇÃO, nenhuma solicitação será aceita.
3. PREMIAÇÃO
Segue abaixo a tabela com a premiação de cada categoria e classe, ressaltando que as premiações das categorias Femininas, Masculinas e Mistas são iguais, podendo ter algum brinde diferente.
Categorias em duplas Femininas, Masculinas e Mistas:
Classe Open
🏆1º: 2 Troféus + R$ 1.000,00 + brinde
🏆2º: 2 Troféus + R$500,00 + brinde
🥉3º: 2 Troféus + brinde
Classe B
🏆1º: lugar troféu + R$ 700,00 + brinde
🏆2º: troféu + R$ 300,00 + brinde
🥉3º: troféu + brinde
Classe C
🏆1º: lugar troféu + R$ 500,00 + brinde
🏆2º: troféu + 250,00 + brinde
🥉3º: troféu + brinde
Classe D
🏆1º: lugar troféu + R$ 350,00 + brinde
🏆2º: troféu + R$ 175,00 + brinde
🥉3º: troféu + brinde
Caso a categoria tenha menos de 6 duplas, a premiação será de 50% do valor anunciado.
6. DA INSCRIÇÃO
As inscrições e pagamento deverão ser feitos através do aplicativo LetzPlay (letzplay.me).
Caso a dupla não confirme o pagamento em até sete dias, será liberada a vaga para a lista de espera.
Até a última quarta - feira antes do início da etapa, às 18:00h, poderão ser feitos cancelamentos e alterações nas duplas inscritas. Após este horário, nenhuma alteração será aceita e as desistências não serão reembolsadas.
Para reembolsos por desistências de qualquer motivo, será devolvido o valor da inscrição com o desconto de R$5,00, referente às taxas administrativas.
8. REGRAS DE DISPUTAS DE CATEGORIA
O atleta poderá se inscrever em 03 categorias, sendo aceitas inscrições em 3 categorias de classe diferente (exemplo: feminina C e feminina D) e Open Mista
9. DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES
Os grupos serão montados de acordo com a quantidade de duplas inscritas.
a. 3 a 5 duplas: todos contra todos + Final
b. 6 duplas: 2 grupos de 3 duplas
c. 7 duplas: 2 grupos (1 grupo de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
d. 8 duplas: 2 grupos de 4 duplas
e. 9 duplas: 3 grupos de 3 duplas
f. 10 duplas: 3 grupos (2 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
g. 11 duplas: 3 grupos (1 grupo de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
h. 12 duplas: 4 grupos de 3 duplas
i. 13 duplas: 4 grupos (3 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
j. 14 duplas: 4 grupos (2 grupos de 4 duplas e 2 grupos de 3 duplas)
k. 15 duplas: 5 grupos (5 grupos de 3 duplas)
l. 16 duplas: 5 grupos (4 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
m. 17 duplas: 5 grupos (3 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
n. 18 duplas: 6 grupos de 3 duplas
o. 19 duplas: 6 grupos (5 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
p. 20 duplas: 6 grupos (4 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
q. 21 duplas: 7 grupos de 3 duplas
r. 22 duplas: 7 grupos (6 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
s. 23 duplas: 7 grupos (5 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
t. 24 duplas: 8 grupos de 3 duplas
u. 25 duplas: 8 grupos (7 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
v. 26 duplas: 8 grupos (6 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
w. 27 duplas: 9 grupos de 3 duplas
x. 28 duplas: 9 grupos (8 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
y. 29 duplas: 9 grupos (7 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
z. 30 duplas: 10 grupos de 3 duplas
aa. 31 duplas: 10 grupos (9 grupos de 3 duplas e 1 grupo de 4 duplas)
bb. 32 duplas: 10 grupos (8 grupos de 3 duplas e 2 grupos de 4 duplas)
cc. 33 duplas: 11 grupos de 3 duplas
dd. 34 duplas: 11 grupos (10 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
ee. 35 duplas: 11 grupos (9 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ff. 36 duplas: 12 grupos de 3
gg. 37 duplas: 12 grupos (11 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
hh. 38 duplas: 12 grupos (10 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ii. 39 duplas: 13 grupos de 3
jj. 40 duplas: 13 grupos (12 grupos de 3 e 1 de 4)
kk. 41 duplas: 13 grupos (11 grupos de 3 e 2 de 4)
ll. 42 duplas: 14 duplas de 3
mm. 43 duplas: 14 grupos (13 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
nn. 44 duplas: 14 grupos (12 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
oo. 45 duplas: 15 grupos de 3
pp. 46 duplas: 15 grupos (14 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
qq. 47 duplas: 15 grupos (13 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
rr. 48 duplas: 16 grupos de 3
ss. 49 duplas: 16 grupos (15 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
tt. 50 duplas: 16 grupos (14 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
uu. 51 duplas: 17 grupos de 3
vv. 52 duplas: 17 grupos (16 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
ww. 53 duplas: 17 grupos (15 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
xx. 54 duplas: 18 grupos de 3
yy. 55 duplas: 18 grupos (17 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
zz. 56 duplas: 18 grupos (16 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
aaa. 57 duplas: 19 grupos de 3
bbb. 58 duplas: 19 grupos (18 grupos de 3 e 1 de 4)
ccc. 59 duplas: 19 grupos (17 grupos de 3 e 2 de 4)
ddd. 60 duplas: 20 duplas de 3
eee. 61 duplas: 20 grupos (19 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
fff. 62 duplas: 20 grupos (18 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ggg. 63 duplas: 21 grupos de 3
hhh. 64 duplas: 21 grupos (20 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
iii. 65 duplas: 21 grupos (19 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
jjj. 66 duplas: 22 grupos de 3
kkk. 67 duplas: 22 grupos (21 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
lll. 68 duplas: 22 grupos (20 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
mmm. 69 duplas: 23 grupos de 3
nnn. 70 duplas: 23 grupos (22 grupos de 3 e 1 grupo de 4)
ooo. 71 duplas: 23 grupos (21 grupos de 3 e 2 grupos de 4)
ppp. 72 duplas: 24 grupos de 3
A quantidade de vagas por categoria será definida pelo organizador da etapa.
Caso a organização do evento entenda que um formato de grupos diferente do supracitado é mais vantajoso para a disputa em questão, poderá ser feito com outra distribuição de duplas e grupos.
Para a realização da categoria, é necessário que tenha ao menos 3 duplas inscritas ou 4 inscrições nas categorias simples.
10. CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Será considerado empate se duas ou mais duplas do grupo estiverem com o mesmo saldo de vitórias/derrotas.
Empate entre 2 duplas:
a. Confronto direto.
Empate entre 3 duplas ou mais:
a. Saldo de sets;
b. Saldo de games;
c. Aproveitamento (%) de sets;
d. Aproveitamento (%) de games;
e. Sorteio (realizado automaticamente pelo aplicativo LetzPlay).
11. SISTEMA DE DISPUTA
Os jogos serão organizados e disputados conforme descrição abaixo.
a. 3, 4 e 5 duplas: joga-se um grupo único - todos contra todos e os dois primeiros colocados disputam uma final;
b. 6 duplas ou mais: joga-se a fase de grupos e fase eliminatória;
c. Para os jogos da fase de grupos, R32, R16, Quartas-de-Final, Semifinal e Final: Joga-se 1 set até 6 games. Havendo empate em 6x6, joga-se um tie-break (até 7 pontos);
d. Para as disputas de terceiro lugar: Joga-se um super tie-break (10 pontos);
e. Até 5 duplas, será campeão quem tiver vencido mais partidas;
f. De 6 a 8 duplas classificam os 2 primeiros de cada grupo para a semifinal (se necessário, utiliza-se o sistema de BYE);
g. De 9 acima, classificam as duas primeiras duplas de cada grupo para jogar a chave eliminatória (se necessário, será utilizado sistema de BYE);
h. Categorias simples: joga-se direto as chaves eliminatórias (se necessário, será utilizado o sistema de BYE através de sorteio automático do LetzPlay), sendo até 3 sets (2 sets até 4 games (tiebreak no 3/3) e, em caso de empate, um supertiebreak).
12. SORTEIO E CABEÇAS DE CHAVE
Os grupos serão sorteados aleatoriamente pelo Letzplay.
13. DA PROGRAMAÇÃO
A programação dos jogos será realizada pelo Árbitro Geral da etapa, sendo disponibilizada até 15h da última quinta-feira que antecede o evento do torneio, através do aplicativo LetzPlay.
14. DA DESISTÊNCIA E W.O.
O W.O. será caracterizado após transcorridos 15 minutos da primeira chamada do jogo inicial do grupo, independentemente de haver disponibilidade imediata de quadra. Uma vez iniciados os jogos do grupo, a tolerância a partir do segundo jogo será de apenas 5 minutos após a primeira chamada. Todos deverão estar presentes no horário definido para o início dos confrontos, conforme determinado no aplicativo LetzPlay.
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados.
Por exemplo: se existiam 4 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 3 duplas.
Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados aos sets os games faltantes para término do jogo.
Por exemplo: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 2/1 e a duplas B desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1 para a dupla A.
15. JOGO CONTÍNUO
O tempo de aquecimento é de 5 minutos, a primeira virada e o tie-break não possuem tempo de parada e as demais viradas seguem com o tempo de descanso de 90 segundos.
17. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado a qualquer momento pelo árbitro geral, auxiliar ou de cadeira (independentemente de estarem dentro ou fora da quadra).
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao atleta infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
18. PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade: advertência verbal;
2ª penalidade: perda de ponto;
3ª penalidade: perda de game;
4ª penalidade: desclassificação.
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo atleta, o mesmo poderá ser desclassificado, sem passar pelo processo normal, acima descrito.
19. ROUPAS E ACESSÓRIOS
Feminino: é permitido o uso de camiseta, top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
Masculino: é permitido uso de camiseta, regata, shorts, não é permitido jogar sem camiseta e não permitido jogar de sunga.
É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
20. ARBITRAGEM
O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira. Neste caso, o árbitro não precisa ter sido aprovado em cursos, porém, deverá ter conhecimento das regras.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral estará sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 15 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao atleta presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o atleta presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores, havendo WO em uma partida, a dupla estará eliminada do torneio.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries (intensidade de chuva, qualidade da areia, raios etc.) que possam acontecer durante a realização do evento.
A arbitragem e a organização do torneio têm total autonomia para modificar a ordem dos jogos publicados no Letzplay como também as quadras que serão realizados em prol da melhor gestão do torneio.
21. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador(a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.
Qualquer dupla interpretação que esse regulamento possa causar, assim como casos omissos e/ou não previstos, serão resolvidos pelo Diretor do Circuito e pelo Árbitro geral da etapa.
22. USO DE IMAGEM
Validando a inscrição o jogador concorda com uso de imagens, fotos, vídeos e gravações, com sua participação, podendo ser veiculadas em todas as mídias de comunicação, por tempo indeterminado de forma gratuita.
23. CANCELAMENTO
Se por motivos de força maior o evento precisar ser reagendado, nos posicionaremos da maneira mais rápida dentro das possibilidades a nova data, e todos já estarão inscritos automaticamente. Em caso de cancelamento total do evento será feito o reembolso integral