CATEGORIA AMADORAS:
O sistema de disputa nas categorias amadoras A, B, C, D, será definido através do número de inscritos, não será
realizado nenhuma categoria com menos de 4 duplas.
As duplas amadoras deverão ser disputadas em grupo, sendo que se o
número de duplas inscritas for maior ou igual que 49 duplas, irão classificar-se 1
(uma) dupla por grupo, e se o número de inscritos for menor ou igual a 48 duplas,
classificarão 2 duplas para a fase eliminatória.
A forma de disputa será diferente da fase de grupo e da fase eliminatória:
Fase de Grupos até as 4s de finais: um set de até 6 games, havendo
empate em 6-6 tie-break de 7 pontos
Semifinal e final: 2 set de 4 games, havendo empate em 3-3 tiebreak de 7 pontos
Em todas as categorias amadoras os games serão disputados no sistema
NO-AD (sem vantagem)
•DA COMPOSIÇÃO DAS CHAVES :
Os grupos serão montados de acordo com a quantidade de duplas
inscritas :
•DISTRIBUIÇÃO DAS DUPLAS NOS GRUPOS :
As duplas serão divididas em grupos, iniciando-se com os cabeças de
chave que ocuparão a primeira posição de cada grupo e as demais vagas
sorteadas entre os demais jogadores.
•CABEÇAS DE CHAVES:
Será definido pelo somatório da pontuação dos atletas que formam a
dupla no ranking da LETZPLAY, em ordem crescente, para decidir os cabeças de
chave. A dupla com a maior soma das pontuações, será o cabeça 1 (um) do
torneio
•CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
No caso de empate na pontuação dos grupos realizados, a definição das
posições será determinada observando-se os seguintes critérios, pela ordem:
Empate com 2 duplas/atletas`
a) Confronto direto.
Empate com 3 duplas / atletas
a) Saldo de sets;
b) Saldo dos games;
c) Game average*;
d) Sorteio
*Soma dos games ganhos divididos pelos games jogados (soma dos
resultados de todos os jogos do grupo) EX: 6x4, 6/10 = 0,6
Se em qualquer momento da aplicação dos critérios de desempate,
ocorrer empate entre apenas duas duplas, será decidido no confronto
direto.
•DA DEVOLUÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO:
O beach tenista somente terá direito à devolução da taxa de inscrição, nos
torneios nacionais, nos seguintes casos:
a) Não haver o número mínimo de beach tenistas para realização da
prova;
b) Inscrição feita em duplicidade na mesma prova;
c) Caso cancele sua inscrição dentro do prazo.
O beach tenista não poderá optar por utilizar o valor pago em sua
inscrição com crédito para ser utilizado em futuros torneios da ARENA ou em
reembolso de taxa.
•DOS JOGOS:
O tempo de aquecimento não poderá ultrapassar os 5 minutos;
A troca de lados não poderá ultrapassar o tempo de 1 minuto e 30 segundos, exceto ao término de cada set quando o tempo será de 2 minutos
Não é permitido receber instruções na quadra, ou fora dela, em nenhum
momento durante a partida, exceto nos jogos da categoria profissional.
O não cumprimento dos itens acima pode acarretar a punição do atleta,
•DA PROGRAMAÇÃO DOS JOGOS E COMPARECIMENTO:
A programação dos jogos deverá ser elaborada pelo Árbitro Geral.
A chamada do jogo será através de sistema de som e haverá
tolerância de 15 minutos para a apresentação do beach tenista na quadra, a partir da
chamada do jogo; será declarado perdedor o beach tenista que não se apresentar na quadra, após esse período de tolerância.
O beach tenista deverá confirmar sua presença no local destinado para este fim,
porém, a chamada do jogo não está vinculada a este procedimento (dar
presença).
A ordem dos jogos informada pelo letzplay nao é a ordem oficial dos
jogos, pois todos os jogos estão marcados para o mesmo horário.
As 2 duplas que estiveram presentes deverão iniciar o confronto e após o término do 1 confronto será contado o tempo de Wo, ou seja, 15 minutos
de quadra vaga.
•DO TEMPO DE DESCANSO ENTRE OS JOGOS
Em torneios da CBBT o período mínimo de descanso para a próxima partida de um atleta disputando mais de um jogo no mesmo dia será de:
a) 5 minutos em disputa de fase de grupos;
b) 60 minutos, em disputa melhor de 3 sets;
c) 90 minutos, se a partida anterior tiver duração superior a 1h30min.
•DAS DESISTÊNCIAS
Para efeito de desempate, nos casos de desistência de alguma dupla,
serão computados os games faltantes para término do jogo.
Ex: um jogo entre a dupla A e dupla B, a dupla A está ganhando por 2/1 e
a dupla B desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1 para a dupla A.
•DAS PENALIDADES POR NÃO COMPARECIMENTO (W.O.)
Na fase de grupos, caso haja um perdedor por W.O., a dupla perdedora
estará automaticamente desclassificada da categoria e todos os jogos realizados pela dupla serão zerados.
Exemplo: se existiam 4 duplas no grupo este grupo passará a contar com apenas 3 duplas.
•SUBSTITUIÇÕES
Em torneios CBBT, serão permitidas substituições de parceiros até inicio dos jogos da sua categoria.
•DO DIRETOR DO TORNEIO
O Diretor do Torneio é o responsável pela organização do campeonato.
Sua função é a de responder por todos os itens obrigatórios e necessários ao
bom andamento do torneio, incluindo, mas não se limitando a: logística,
hospedagem e alimentação, pessoal de apoio, protocolos de segurança e etc...
•CODIGO DE CONDUTA
O objetivo deste código é fazer com que os jogadores mantenham algumas normas de comportamento justas e razoáveis em todos os torneios de
beach tennis que disputar.
TECNICOS , ACOMPANHANTES, OU PARENTES DE JOGADORES
Nenhum técnico, acompanhante ou parente do jogador pode, principalmente durante o torneio ou um evento no qual o jogador foi aceito para
jogar, ter uma conduta de maneira que reflita desfavoravelmente à CBBT, ao
torneio, a qualquer jogador, aos árbitros ou ao jogo de beach tennis.
Conduta abusiva, incluindo uma conduta direta a qualquer jogador,
árbitros do torneio ou público em geral, deve ser considerado como violação a
esta regra.
As violações resultarão em:
(1) recusa de privilégios ou exclusão da pessoa do local do torneio ou de todos os torneios do circuito; ou
(2) alguma outra sanção que o TJD decidir aplicar.
•OFENSAS DOS JOGADORES AO TORNEIO
GERAL
Todos os jogadores devem se comportar de maneira disciplinarmente desportiva durante todas as partidas e em todos os momentos que estiver nos
recintos do torneio.
As disposições estipuladas a seguir são aplicáveis à conduta de todos os
jogadores enquanto estiverem nos recintos do torneio.
PONTUALIDADE
As partidas serão chamadas sem atraso, de acordo com a Programação dos Jogos, previamente divulgada. O Árbitro Geral deve colocar a Programação
dos Jogos em um local visível, em uma área destinada aos jogadores. A Programação dos Jogos não pode ser alterada sem a aprovação do Árbitro
Geral.
As partidas serão chamadas de acordo com a "Programação dos Jogos"
utilizando-se sistema de som (microfone).
Todo jogador que não estiver preparado para jogar dentro de 15 (quinze) minutos de quadra vaga após seu jogo ter sido chamado, será desclassificado,
a menos que o Árbitro Geral, a seu único julgamento e depois de considerar todas as circunstâncias cabíveis, decida não o desclassificar.
•SAIDE DE QUADRA
Nenhum jogador deve sair da quadra durante a partida (incluindo o aquecimento) sem autorização do Juiz de Cadeira ou Árbitro Auxiliar. Todo jogador que infringir esta seção poderá ser desclassificado pelo Árbitro Geral.
•ABANDONAR UMA PARTIDA
Um jogador deve terminar uma partida que esteja disputando a menos que esteja razoavelmente incapacitado para fazê-lo. Um jogador que violar esta
seção pode ser desclassificado em seguida pelo Árbitro Geral.
•DEMORA SEM RAZÃO
Os jogadores devem iniciar a jogar assim que o Juiz de Cadeira ordenar, após o tempo estabelecido para o aquecimento. Após isso, o jogo será contínuo
e nenhum jogador poderá retardar injustificavelmente a partida por nenhum motivo, incluindo a perda natural da condição física.
Nas trocas de lado o tempo máximo é de 90 segundos, contados desde que a bola tenha sido posta fora de jogo até o momento do contato com a bola no
primeiro saque do ponto seguinte.
O recebedor deve jogar dentro de um tempo razoável do sacador, devendo estar preparado para receber quando o sacador estiver pronto para sacar. Demora por perda natural da condição física, contusão ou recusa
em jogar se constituem em violação a esta seção. A primeira violação a esta seção será penalizada com uma advertência e cada violação subsequente será
penalizada com perda de ponto (Código de Tempo).
Entretanto, quando a violação for resultado da perda da condição física, recusa em jogar ou contusão, após ser ordenado pelo Juiz de Cadeira a jogar, a
penalização será aplicada de acordo com o Código de Conduta.
•OBSCENIDADES AUDIVEIS
Os jogadores não podem usar obscenidades audíveis dentro dos recintos do torneio. Se a infração ocorrer durante uma partida, o jogador será penalizado
de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, obscenidades audíveis se definem como o uso de palavras que normalmente se conhecem e
são entendidas como profanas, quando ditas de forma clara e suficientemente altas para que possam ser ouvidas por Juiz de Cadeira e/ou Juízes de Linha e/ou
público e/ou pegadores de bola.
•OBSCENIDADES VISIVEIS
Os jogadores não podem fazer qualquer tipo de gestos obscenos dentro dos recintos do torneio.
Se a violação ocorrer durante a partida, o jogador será penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, obscenidades visíveis
são definidas como sinais que um jogador (a) faça com as mãos e/ou raquete e/ou bolas, que normalmente tenham um sentido ou efeito obsceno segundo o
entendimento normal das pessoas.
•ABUSO DE BOLAS
Os jogadores não podem golpear, chutar ou lançar uma bola de beach tennis violentamente ou com raiva dentro do recinto da quadra, exceto ao tentar
razoavelmente ganhar os pontos em uma partida (incluindo o aquecimento). Se a infração ocorrer durante a partida, o jogador deverá ser penalizado de acordo
com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso de bolas significa golpear intencionalmente a bola para fora da quadra, golpear uma bola perigosa
ou imprudentemente dentro da quadra ou golpear uma bola negligentemente sem se dar conta das consequências.
•ABUSO DE RAQUETE OU EQUIPAMENTO
Os jogadores não podem bater, chutar ou lançar violentamente uma raquete ou outro equipamento dentro dos recintos do torneio. Se a infração
ocorrer durante a partida,o jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso de raquete ou equipamento
se define como intencionalmente e violentamente destruir ou danificar raquetes ou equipamentos, ou intencionalmente e violentamente golpear a rede, quadra, cadeira de juiz ou outra parte permanente da quadra durante a partida.
•ABUSO VERBAL
Os jogadores não podem em nenhum momento abusar verbalmente de qualquer árbitro, adversário, espectador ou outra pessoa dentro dos recintos
do torneio. Se a infração ocorrer durante a partida, o
jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso
verbal se define como uma declaração direta a um
árbitro, adversário, espectador ou outra pessoa, que implique em desonestidade ou seja
depreciativa, insultante ou de qualquer maneira abusiva
•ABUSO FISICO
Os jogadores não podem em nenhum momento abusar fisicamente de qualquer árbitro, adversário, espectador ou outra pessoa dentro dos recintos do torneio. Se a infração ocorrer durante a partida, o jogador deverá
ser penalizado de acordo com o Código de Conduta. Para os fins desta regra, abuso físico é tocar sem autorização um árbitro ou adversário ou espectador ou
outra pessoa.
•CONDUTA ANTIDESPORTIVA
Os jogadores devem a todo momento ter uma conduta de maneira desportiva e respeitar a autoridade dos árbitros e os direitos dos adversários,
espectadores ou outra pessoa. Se a infração ocorrer durante uma partida, o jogador deverá ser penalizado de acordo com o Código de Conduta.
Para os fins desta regra, conduta antidesportiva é definida como qualquer
comportamento impróprio do jogador que seja claramente abusivo ou prejudicial
ao esporte, mas que não esteja incluída em nenhuma das proibições específicas
previstas nestas regras.
•CODIGO DE PENALIDADES
O Código de Penalidades a ser usado em caso de violações das regras
(exceto demora sem razão) é:
Primeira violação – Advertência
Segunda violação -Perda de Ponto
Terceira violação - Perda do Game
Quarta violação - Perda do Set ou Desclassificação
A partir da terceira violação, o Árbitro Geral irá decidir pela aplicação nova perda de game, set ou desclassificação.
As penalizações devem ser impostas pelo Juiz de Cadeira. Se o Juiz de Cadeira falhar em impor uma penalização em caso de violação, então o Árbitro
Geral deve ordená-lo a fazer. O jogador deve ser claramente informado sobre qualquer advertência imposta e as subsequentes penalizações. Durante uma
partida arbitrada por um competidor, nenhuma penalização deve ser imposta sem a autorização do Árbitro Geral ou seu assistente.
•DESCLASSIFICAÇÃO
O Juiz de Cadeira ou Árbitro Auxiliar pode declarar a desclassificação de um jogador por uma única violação a este Código ou seguir de acordo com o
Código de Penalidades citado anteriormente. Em caso de apelação do jogador, o
Árbitro Geral terá autoridade para confirmar ou anular uma desclassificação
imediata e sua decisão sobre a apelação será definitiva. O Árbitro Geral pode desclassificar um jogador por qualquer violação a este Código e sua
decisão será inapelável. Qualquer jogador que for desclassificado, segundo o
previsto neste Código, será desclassificado de todos os eventos (simples,
duplas, duplas mistas, etc.), se houver, exceto quando o incidente envolver
violação por pontualidade ou roupa e equipamento, conforme previsto
anteriormente, ou por perda da condição física.
•CODIGO VIOLAÇÃO DE TEMPO
Um máximo de 30 segundos podem transcorrer desde o momento em que a bola foi posta para fora de jogo até o momento do contato com a bola para o próximo ponto, exceto quando na virada de lado, onde o tempo máximo é de 90 segundos e nas viradas de sets quando o tempo é de 120 segundos. Não há nenhum aviso de advertência quando estiver se esgotando o tempo de 20 segundos entre os pontos. Porém, nas trocas de lados, deve ser anunciado “tempo” após 60 segundos, quando o jogador terá mais 30 segundos para iniciar a jogar. Caso um ou ambos os jogadores permanecerem sentados em suas cadeiras, sem que tenham tomado suas posições de jogo, deve-se anunciar “15 segundos” após decorridos 75 segundos. O recebedor deve jogar dentro do
tempo razoável do sacador, devendo estar pronto para receber quando o sacador estiver pronto para sacar. Ao recebedor poderá ser aplicada Violação
de Tempo (mesmo antes de terminados os 30 segundos) caso suas atitudes estejam retardando o ritmo do sacador.
Um jogador não deve receber duas Violações de Tempo seguidas porque
atrasos consecutivos devem ser penalizados como Retardamento de Jogo,
exceto quando ocorrer uma troca de lados.
As penalidades são as seguintes:
1ª infração: Advertência
2ª infração:Perda do Ponto
Demais Infrações: Perda do Ponto