Regulamento
SUPER LIGA BEACH TENNIS INTERIOR
1. INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser feitas mediante pagamento por PIX através do sistema LezPlay, e as mesmas poderão ser visualizadas e confirmadas a qualquer momento.
Lembrando que os dois atletas deverão estar com os pagamentos confirmados.
O prazo para cancelamento da inscrição será conforme abaixo:
Até o último dia de inscrição: o ressarcimento será feito com o abatimento de R$ 30,00 referente às taxas administrativas.
Após o término das inscrições: não haverá nenhum ressarcimento. Caso não haja quórum na categoria: o ressarcimento será integral.
A troca de parceiro só será permitida antes da divulgação das chaves e horários. Após divulgação via LETZ PLAY das chaves e chamadas de jogos não serão permitidas alteração por quaisquer motivos.
1.1 VALOR DAS INSCRIÇÕES
R$110,00 de inscrição para primeira inscrição nas categorias PRO/A
R$90,00 de inscrição para segunda inscrição nas categorias PRO/A
R$80,00 de inscrição para terceira categoria nas categorias PRO/A
R$80,00 de inscrição para primeira inscrição nas demais categorias
R$70,00 de inscrição para segunda inscrição nas demais categorias
R$50,00 de inscrição para terceira inscrição nas demais categorias
R$50,00 de inscrição para quarta inscrição nas demais categorias
1.2 HORARIO DE INICIO DOS JOGOS
Quinta-Feira: a partir das 17h00
Sexta-Feira: A partir das 17h00
Sábado: 8h00
Domingo: 8h00
1.3 KIT ATLETA
Os inscritos ganharão KIT EXCLUSIVO da Liga. O mesmo só poderá ser retirado pelo atleta, não autorizado terceiros.
2. REGRAS DE DISPUTAS DAS CATEGORIAS
Cada atleta poderá realizar até 4 inscrições: Categorias de Classe (Feminina e Masculina), Duplas Mistas, Simples e Por Idade (30+ ou 40+). Não podendo haver discrepância entre níveis de categoria, exemplo: Masculina B e Mista C.
3. DIVISÃO DE CATEGORIAS
• Categoria Simples Feminina
• Categoria Simples Masculina
• Categoria Feminina 30+
• Categoria Masculina 40+
• Categoria C Feminina
• Categoria C Masculina
• Categoria C Mista
• Categoria Pro/A Feminina
• Categoria Pro/A Masculina
• Categoria Pro/A Mista
• Categoria B Feminina
• Categoria B Masculina
• Categoria B Mista
• Categoria Iniciante Feminina
• Categoria Iniciante Masculina
• Categoria Iniciante Mista
3.1 CATEGORIAS EXTRAS
Se de comum acordo entre as Arenas parceiras da SUPER LIGA, poderão ser criadas novas categorias, desde que não conflitem com as obrigatórias. E, caso haja poucas inscrições, poderão ser unidas passando por um aviso prévio.
3.2 PREMIAÇÃO POR CATEGORIA
CATEGORIA CAMPEAO VICE CAMPEAO
FEMININA PRO/A R$ 2.000,00 R$ 1.000,00
FEMININA B R$ 500,00 R$ 250,00
FEMININA C R$ 160,00 BRINDES
FEMININA INICIANTE R$ 160,00 BRINDES
30+ FEMININO R$ 400,00 R$ 200,00
MASCULINA PRO/A R$ 2.000,00 R$ 1.000,00
MASCULINA B R$ 500,00 R$ 250,00
MASCULINA C R$ 160,00 BRINDES
MASCULINA INICIANTE R$ 160,00 BRINDES
40+ MASCULINO R$ 400,00 R$ 200,00
MISTA PRO/A R$ 1.000,00 R$ 500,00
MISTA B R$ 500,00 R$ 250,00
MISTA C R$ 160,00 BRINDES
MISTA INICIANTE R$ 160,00 BRINDES
SIMPLES MASCULINA R$ 400,00 R$ 200,00
SIMPLES FEMININA R$ 400,00 R$ 200,00
Salientamos que o número mínimo de duplas para honra do valor total estipulado como prêmio é de 12 duplas por categoria. Não atingindo esse número o valor da premiação cairá para proporcionalmente do descrito acima. Lembrando também que o número mínimo para que a categoria aconteça é de 6 duplas.
Campeão: Troféu
Vice-Campeão: Medalha
Terceiro Lugar: Medalha
3.3 NÍVEIS DE DISPUTA
O atleta não poderá disputar duas categorias de níveis diferentes. (Ex: Categoria A e B), e nem em idades diferentes (Ex: 40+ e 50+).
3.4 CRITÉRIO PARA PERMANENCIA EM UMA CATEGORIA
Para darmos início as Etapas da Super Liga do ano de 2024, utilizaremos como base os últimos 5 (cinco) torneios jogados pela LETZ PLAY. Sendo assim, o atleta deverá se inscrever na categoria a qual ele disputou em maior quantidade nas cinco últimas disputas.
Os atletas não poderão descer de categoria, caso já tenha passado da fase de grupos em qualquer torneio na temporada vigente e/ou dos 5(cinco) últimos torneios via LETZ PLAY. Caso seja identificada uma incompatibilidade de nível técnico de um atleta, o mesmo poderá ser reclassificado de acordo com a análise feita pelo SUPER LIGA.
4. REGRAS GERAIS
Todas as etapas da SUPER LIGA seguirão, em geral, as regras vigentes da ITF. Altura da rede para categoria profissional masculina é de 1,80M, sendo as demais categorias 1,70M. Também estará em vigor a nova regulamentação da linha dos 6m para a categoria profissional masculina.
5. PONTUAÇÃO DO RANKING E EVENTOS FINALS
Campeão 200 Pts
Vice Campeão 120 Pts
Semi 72 Pts
QF 36 Pts
R16 18 Pts
R32 9 Pts
Elenca-se que os 8 (oito) melhores atletas rankeados ao final das etapas serão convidados para o Evento Finals, sendo que a pontuação das duplas serão definidas por somatória dos dois atletas. Premiação diferenciada para este evento.
5.1 SISTEMA DE DISPUTA
Todas as categorias amadoras o modelo de disputa será Grupo – Chaves. Serão disputadas no formato de 1 set até 6 games. Havendo empate em 6X6, joga-se um tie-break (até 7 pontos)
Para a categoria profissional Feminina e Masculina utilizaremos a chave eliminatória, sendo melhor de 3 sets, até 6 games e se necessário, Tie Break até 7 pontos. Em caso de empate de 1 a 1 em sets, será disputado um Super Tiebreak até 10 pontos.
Para a categoria profissional Mista utilizaremos a chave eliminatória, sendo um set até 8 games com Tie Break no 8 a 8.
Em todas as categorias amadoras a partir de 6 duplas, sera adotado o modelo de disputa GRUPOS+CHAVES, passando sempre os dois melhores do grupo para fase eliminatória (Em caso de haver grupos com 4 duplas passara apenas os dois melhores igualmente quando houver grupos de 3)
5.2 CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Em caso de empate nos grupos realizados, a definição das posições será feita levando em consideração seguintes critérios, pela ordem:
- EM CASO DE 3 (TRÊS) DUPLAS EMPATADAS: Número de vitórias; Melhor saldo de games (caso as três duplas tenham saldo de games diferentes, ficam definidas as posições no grupo, do melhor para o pior, 1o, 2o e 3o colocado) - caso uma dupla tenha saldo de games diferente das demais, esta dupla estará definida em 1o ou 3o, e o empate entre as outras duas será definido no confronto direto; e Sorteio (será aplicado no caso das três duplas terem saldo de games iguais)
- EM CASO DE 2 (DUAS) DUPLAS EMPATADAS: Será considerado o vencedor do confronto direto.
Lembrando que: vitória por WO ou desistência, sem início do confronto, será considerada como vitória por parcial de 6x0. Para efeito de contagem para desempate, nos casos de desistência de alguma dupla, serão computados ao set os games faltantes para término do jogo. Exemplo: uma dupla está ganhando por 2/1 e o adversário desiste, a contagem para efeito de desempate será 6x1. Ainda para efeito de contagem para desempate, o tie-break será considerado como SET, porém, não será considerado na contagem de games. Nos grupos, a dupla que perder por WO, será automaticamente desclassificada e sua pontuação zerada.
6. CÓDIGO DE CONDUTA
O código de conduta poderá ser aplicado pelo árbitro geral, árbitros auxiliares (independente de estarem dentro da quadra ou fora dela) ou árbitro de cadeira, a qualquer tempo.
Para aplicação do código de conduta, o árbitro geral ou os seus auxiliares deverão adentrar a quadra e, em voz clara e audível, informar ao beach tenista infrator a penalidade aplicada, conforme segue:
- Obscenidade Audível: palavras obscenas ditas pelos jogadores em qualquer idioma
- Obscenidade Visível: gestos ou atitudes obscenas visíveis
- Abuso de Bolas: bolas golpeadas propositalmente para dentro ou fora da quadra, mesmo com o jogo terminado, enquanto o jogador estiver na quadra.
- Abuso de Raquete ou Equipamento: qualquer atitude destrutiva utilizando raquetes ou equipamentos da quadra.
- Abuso Verbal: expressão verbal, que desrespeite o oponente, arbitragem ou público em geral.
- Abuso Físico: agredir fisicamente seu oponente, arbitragem ou público.
- Instrução: qualquer tipo de comunicação audível ou visível entre o jogador, técnico, pais ou acompanhantes.
- Conduta Antidesportiva: toda e qualquer atitude antidesportiva que não esteja prevista nos itens acima.
Roupas e Acessórios:
Masculino: obrigatório uso de camiseta e bermuda. Não é permitido o uso de sunga.
Feminino: é permitido o uso de top e bermuda ou saia. Não é permitido o uso de biquíni, tanto a parte superior como a inferior.
É terminantemente proibida a utilização de garrafas e copos de vidro ao lado das quadras de jogo.
PENALIDADES POR INFRAÇÃO
1ª penalidade : advertência
2ª penalidade : perda de ponto
3ª penalidade : perda de game
4ª penalidade : desclassificação
Dependendo da gravidade do ato cometido pelo beach tenista, o mesmo poderá ser desclassificado sem passar pelo processo normal acima descrito.
6. 1 ARBITRAGEM
A programação de jogos, horários e informações sobre chamadas é de inteira responsabilidade do árbitro geral e da organização do torneio, e deverá estar disponibilizada na página da Liga e através do site / app LetzPlay.COM até 48 horas antes do início da etapa.
A arbitragem do torneio ficará a cargo de um árbitro geral, podendo este ser assessorado por árbitros auxiliares ou não.
O árbitro geral poderá designar auxiliares para exercer a função de árbitros de cadeira.
Durante a realização do campeonato, o árbitro geral e seus auxiliares são as autoridades máximas competentes para dirigir a parte técnica do torneio e têm, entre suas atribuições, o direito de intervir (estando ou não dentro da quadra) em qualquer partida que achar necessário, para aplicação das regras, procedimentos e código de conduta.
O árbitro geral deverá estar sempre presente durante a realização dos jogos e completamente à disposição do torneio. A falta de árbitro acarretará a paralisação imediata do torneio.
O nome do árbitro geral será divulgado através do site / app LetzPlay.COM.
Em caso de WO, tão logo esteja esgotado o prazo de tolerância de 10 minutos, é obrigação do árbitro geral informar ao beach tenista presente, sua vitória por ausência do adversário. Em hipótese alguma, o árbitro geral tem o direito de solicitar ou obrigar o beach tenista presente a esperar mais do que previsto em regulamento. Após a aplicação do WO, não é permitida a realização do jogo mesmo que haja comum acordo entre os jogadores.
Em caso de WO será computado o placar de 6/0.
A arbitragem tem total autonomia para alterar o sistema de disputa, de acordo com as intempéries ( intensidade de chuva, qualidade da areia, raios, etc ) que possam acontecer durante a realização do evento.
7. USO DE IMAGEM
O atleta autoriza a Liga a utilizar, de forma gratuita, sua imagem em materiais publicitários, website e outras mídias sociais, exclusivamente com o intuito de divulgação.
8. CONDIÇÕES DE SAÚDE
A condição de saúde do atleta é de responsabilidade do mesmo, sabido que para adentrar ao torneio deverá estar em perfeitas condições de saúde.
9. CONHECIMENTO DAS REGRAS E REGULAMENTOS
Todo jogador (a), ao fazer sua inscrição, declara ter total conhecimento das regras do esporte e automaticamente aceita e se submete a este regulamento e normas oficiais.