Regulamento
Regulamento
I - DO RANKING
a. O ranking tem como objetivo promover a prática esportiva, de modo que venha a contribuir para o desenvolvimento da modalidade.
b. Para participar do ranking, o tenista deverá estar cadastrado no departamento de esportes do Clube de Campo de Sorocaba e no app LetzPlay para participação do ranking.
c. Serão criados 6 rankings: o Acesso, Intermediario 1, Intermediario 2, Intermediario 3, Intermediario 4 e o Acesso. Todos os rankings terão 20 jogadores cada com exceção do Acesso que não tem um número limitado de jogadores. As posições no ranking serão geradas a partir das posições obtidas ao término do ranking anterior, sendo que, aqueles que não participaram do ranking no segundo semestre de 2022, entrarão com 0 pontos.
d. Período de disputa: as partidas ocorrerão entre 11/02/2023 a 30/06/2023. Serão 5 rodadas de 2 jogos em cada rodada.
e. As datas de abertura de rodada serão as seguintes: 11/02 abertura, 04/03, 01/04, 06/05, 03/06 e encerrando dia 30/06/2023. Ao fim de cada uma dessas rodadas, os 4 últimos do grupo Principal cairão para o grupo Intermediário 1, os 4 primeiros do Intermediário 1 subirão para o Principal; os 4 últimos do grupo Intermediário 1 cairão para o Intermediário 2 e os 4 primeiros do grupo Intermediário 2 subirão para o Intermediário; os 4 últimos do Intermediário 2 cairão para o Intermediário 3 e os 4 primeiros do Intermediário 3 subirão para o Intermediário 2; os 4 últimos do Intermediário 3 cairão para o Intermediário 4, e os 4 primeiros do Intermediário 4 subirão para o Intermediário 3; os 4 últimos do Intermediário 4 cairão para o grupo Acesso e os 4 primeiros do Acesso subirão para o Intermediário 4.
f. Os jogadores que estiverem participando do ranking, podem sair a qualquer momento, e para voltar existem 2 opções:
- Informar o departamento de esporte no momento da saída e no momento do retorno, sempre antes do início de uma nova rodada, e ao voltar segue com a mesma pontuação de quando saiu; está pausa não pode exceder duas rodadas, caso contrário voltará como um novo entrante do grupo.
- Desistência da participação, onde no caso de interesse em retornar após o cancelamento, voltará em último, assim como um novo entrante do grupo.
II- DOS DESAFIOS
a. O desafio serão feitos através da plataforma LetzPlay, ao qual será dada a todos os tenistas, acesso pessoal e gratuito.
b. Os desafios acontecerão mensalmente nas datas de início de rodada, sendo aos Sábados às 10:00hrs. O aplicativo sorteará automaticamente os desafios.
c. Os jogadores deverão entrar em contato entre si para agendar a data de realização do jogo.
d. Sistema de disputa: será disputado em 1 sets de 9 games, no sistema NO AD (sem vantagem, sendo 40/40 o recebedor escolherá o lado, e quem vencer o ponto vence o game em questão). Em caso de empate 8 x 8, o vencedor do 9⁰ game será considerado vencedor.
e. As bolas deverão ser providas pelos jogadores; não há a necessidade de ser nova, porém precisa estar boa o suficiente para jogo.
f. Uma vez agendado o jogo, poderá ser remarcado apenas com a anuência de ambos; caso não haja nova data para ambos, o jogador solicitante da mudança perderá o jogo por wo. E, em caso de remarcação (apenas remarcação, primeira marcação não entra) de jogo para o fim da rodada, e este tiver de ser cancelado por chuva, o jogador solicitante da troca perdera o jogo por wo.
g. Em caso de impossibilidade de jogo por conta de intempéries, caso os jogadores não consigam um novo horário para jogo, será considerado jogo não realizado, com 0 pontos para ambos.
h. Se, uma vez iniciado o jogo, não houver possibilidade de término por conta de intempéries, o jogador que estiver afrente do placar, será considerado vencedor. Caso os jogadores consigam uma nova data, o jogo poderá ser reagendado, e a partida reiniciada desde o ponto de onde parou. Se nenhum dos jogadores tiver atingido 1 game a 0 e não conseguirem nova data, o jogo será cancelado, com 0 pontos para ambos os jogadores.
i. Caso um jogador tenha seus dois jogos da rodada contra o mesmo oponente, a administração do ranking irá inverter o último confronto valido para que não haja duplicidade de jogos na mesma rodada. O critério de escolha para o novo confronto será por classificação do ranking (ex: quinto desafiou o décimo, e sobraram eles mesmos, então houve um cancelamento do ultimo jogo valido, entre o décimo terceiro e décimo nono; os jogos validos serão: quinto x décimo terceiro e décimo x décimo nono.
j. Em caso de desistência de jogo, o jogador que desistir ficará com 0 pontos.
III- DA MARCAÇÃO DOS JOGOS E DOS RESULTADOS
a. O vencedor ficará encarregado de colocar o resultado do jogo na plataforma " LETZPLAY"; caso não coloque, o jogo será considerado não realizado, com -50 pontos para ambos.
b. Para os casos não citados acima, prevalecerá, sempre, a regra 2 C, ou seja, haverá a necessidade de comprovação, via WhatsApp ou Letzplay, das 3 datas! Caso não haja sugestão de 3 datas, será considerado jogo não realizado!!
c. Qualquer jogador, a qualquer momento, pode optar por disponibilizar o wo a favor de seu adversário caso ache justo ou necessário.
d. Os resultados dos jogos deverão ser imputados no Letzplay até o final do dia anterior a abertura da rodada.
IV- DOS JOGOS
a. Haverá 5 minutos de aquecimento antes do início da partida.
b. Em caso de atraso, haverá uma tolerância de 10min; de 10 a 20 min o jogador que estava presente sairá sacando 3/0; acima de 20min será considerado WO.
c. Todos os jogos da rodada serão válidos para efeito de classificação, inclusive vitórias por W.O.
d. O jogo que não for realizado nas dependências do Clube de Campo de Sorocaba, não serão considerado válido para pontuação, sem nenhuma exceção.
V – DA PONTUAÇÃO INICIAL
a. Aos jogadores participantes do ranking 1o semestre 2023, será atribuída uma nova pontuação no novo ranking, que corresponderá a partir da soma de todos os atletas que terminaram o ranking 2o semestre 2022, multiplicado por 20 (ex 100 pessoas x 20, o primeiro sairá com 2000, o segundo 1990, o terceiro 1980, até o último, que sairá com 20 pontos).
b. Novos jogadores serão inscritos com 0 pontos.
VI – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO RANKING
a. Em caso de vitória o jogador receberá 90 pontos; em caso de derrota receberá 20 pontos; vitória por WO, 90; derrota por WO, -25; jogo não realizado, ambos os jogadores terão 0 pontos
b. A pontuação da partida contará com um bônus de 2 pontos por cada game vencido e -1 ponto para cada game perdido.
c. Novos jogadores entrarão com 10 pontos abaixo do último colocado do Acesso
e. A pontuação que definirá o campeão ao final do ano de 2023 será a somatória da pontuação do pimeiro e do segundo semestre.
f. Em caso de empate em pontos, independente da ordem em que estiverem os jogadores no app, será considerada a seguinte ordem para desempate: saldo de jogos, saldo de games, confronto direto.
g. A partir da rodada que se inicia em 06 de maio de 2023, todos os jogos não realizados até o final da rodada, impactarão ambos os jogadores com a perda de -50 pontos.
VII- DO ACESSO E DESCENSO
a. Ao final de cada rodada, os 4 últimos do Principal cairão para o Intermediário 1, e os 4 primeiros do Intermediário 1 subirão para o Principal; os 4 últimos do Intermediário 1 cairão para o Intermediário 2 e os 4 primeiros do Intermediário 3 subirão para o Intermediário 2; os 4 últimos do Intermediário 3 cairão para o Acesso, e os 4 primeiros do Acesso subirão para o Intermediário 3.
b. Os 4 jogadores que, ao fim da rodada, subirem ao grupo seguinte terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do primeiro fora da zona de rebaixamento (ex: Grupo Principal possui 20 jogadores, ao fim da rodada cairão o 17, 18, 19 e 20; a pontuação do 17 foi 600, o primeiro do Intermediário 1 que subiu terá 590, o segundo 580, o terceiro 570, e o quarto 560). Assim segue igual para acesso e descenso dos outros grupos.
c. Os 4 jogadores que, ao fim da rodada, caírem para o grupo abaixo terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do primeiro fora da zona de classificação (ex: quinto colocado do acesso ao fim da rodada terminou com 420 pontos; o último do Principal que caiu, terá 430, o penúltimo 440, o antepenúltimo 450 e o seguinte, 460).
d. Visando a subida mais rápida dos jogadores de maior nível de jogo, e equalização de níveis de jogo dentro dos grupos, o jogador do ranking de menor classificação que obtiver 2 vitorias seguidas, tendo sofrido um máximo de 5 games nos 2 jogos somados, será alçado diretamente à última posição do grupo Intermediário 1 (com a mesma pontuação que o ultimo que subiu do intermediário 2). WO contara como vitória por 9/0. Ficará a cargo do jogador avisar a administração sobre os 2 jogos seguidos de vitória e número de games sofridos para avaliação. As 2 vitorias seguidas, obrigatoriamente devem ocorrer na mesma rodada
e. O jogador que se ausentar mais do que 2 meses (4 jogos cedendo WO), estará automaticamente excluído do rpoanking. Caso, após os 2 meses, ele opte por voltar, voltará em último lugar do grupo diretamente abaixo do que estava quando parou.
PLAY!!!!