Regulamento
I - DO RANKING
a. O ranking tem como objetivo promover a prática esportiva, de modo que venha a contribuir para o desenvolvimento da modalidade.
b. Para participar do ranking, o tenista deverá estar cadastrado na academia Quintella Tennis, como mensalista ou participante do ranking.
c. Serão criados seis rankings: o Principal, Intermediario 1, Intermediario 2, Intermediario 3, Intermediario 4 e o Acesso. As posições no ranking serão geradas a partir das posições obtidas ao término do ranking anterior, sendo que, aqueles que não participaram do ranking no segundo semestre 20222, entrarão com 0 pontos.
d. Período de disputa: as partidas ocorrerão entre 15/01/2023 a 01/07/2023. Serão 6 rodadas de 4 jogos em cada rodada.
e. As datas de fechamento de rodada serão as seguintes: 15/01/2023 abertura, 12/02, 12/03, 09/04, 07/05, 04/06 e encerra dia 01/07/2023. Ao fim de cada uma dessas rodadas, os 4 últimos do grupo Principal cairão para o grupo Intermediário 1, os 4 primeiros do Intermediário 1 subirão para o Principal; os 4 últimos do grupo Intermediário 1 cairão para o Intermediário 2 e os 4 primeiros do grupo Intermediário 2 subirão para o Intermediário; os 4 últimos do Intermediário 2 cairão para o Intermediário 3 e os 4 primeiros do Intermediário 3 subirão para o Intermediário 2; os 4 últimos do Intermediário 3 cairão para o Intermediário 4, e os 4 primeiros do Intermediário 4 subirão para o Intermediário 3; os 4 últimos do Intermediário 4 cairão para o grupo Acesso e os 4 primeiros do Acesso subirão para o Intermediário 4.
f. Os jogadores que estiverem participando do ranking, podem sair a qualquer momento, e para voltar existem 2 opções:
- Manter o pagamento das mensalidades ativo e voltar com a mesma pontuação de quando saiu;
- Suspender o pagamento e voltar em último, assim como um novo entrante do grupo.
II- DOS DESAFIOS
a. O desafio deverá ser feito através da plataforma LetzPlay, ao qual será dada a todos os tenistas, acesso pessoal e gratuito.
b. Os desafios acontecerão a cada 2 semanas, sendo aos domingos às 14:00hrs e 20:00. Inicialmente, cada jogador poderá propor 1 desafio, e ficará suscetível a sofrer 1 desafio; caso o jogador não faça, ou não receba o desafio, às 20:00 do domingo ele poderá fazer um segundo desafio, ou sofrer, caso ele ainda não tenha efetuado nenhum.
c. O desafio se encerra as 20:00 de segunda feira, e os jogos deverão estar agendados na plataforma LETZPLAY até as 12:00 de terça feira. Caso um jogador seja desafiado e, após contato do desafiante, este não obtenha resposta em até 48 horas após o primeiro contato, este será considerado vencedor por W.O.
d. O desafiante deverá propor “pelo menos” 3 datas para a realização do jogo. Necessariamente, uma das datas sugeridas deve conter horário no final de semana. Os horários são: durante a semana após as 17h ou fins de semana entre 07:00 e 12:00. Caberá ao desafiado aceitar uma delas, caso contrário, o desafiado perderá por W.O. Em caso de impossibilidade de horário, os jogadores deverão buscar uma nova data, sempre prevalecendo a data sugerida pelo desafiante.
e. Os jogadores poderão desafiar qualquer pessoa de dentro do seu próprio grupo, não podendo desafiar o mesmo oponente no mesmo mês. Caso isso ocorra, será utilizada a regra 2. N
f. Dentro de cada grupo, haverá faixas de pontuação, a cada 5 jogadores (ex: do 1 ao 5, 6 ao 10 e assim por diante).
g. As faixas de pontuação atribuirão um ganho maior àqueles que estiverem em faixas abaixo do jogador que desafiaram ou foram desafiados, sendo 10 pontos extras a cada faixa.
h. Sistema de disputa: será disputado em 2 sets, no sistema NO AD (sem vantagem, sendo 40/40 o recebedor escolherá o lado, e quem vencer o ponto vence o game em questão). Em caso de empate, será disputado um super tie-break até 10 pontos.
i. As bolas deverão ser providas pelo desafiante; não há a necessidade de ser nova, porém precisa estar boa o suficiente para jogo.
j. Uma vez agendado o jogo, poderá ser remarcado apenas com a anuência de ambos; caso não haja nova data para ambos, o jogador solicitante da mudança perderá o jogo por wo. E, em caso de remarcação (apenas remarcação, primeira marcação não entra) de jogo para o fim da quinzena, e este tiver de ser cancelado por chuva, o jogador solicitante da troca perderá o jogo por wo.
k. O jogo que for desmarcado com menos de 3 horas de antecedência, poderá ser remarcado apenas fora dos horários “nobres”.
l. Em caso de impossibilidade de jogo por conta de intempéries, caso os jogadores não consigam um novo horário para jogo, será considerado jogo não realizado, com 0 pontos para ambos.
m. Se, uma vez iniciado o jogo, não houver possibilidade de término por conta de intempéries, o jogador que tiver alcançado a pontuação mínima de 1 set a 0, independente do placar no segundo set, será considerado vencedor. Caso esteja no super tiebreak, o jogador que tiver alcançado uma diferença mínima de 5 pontos será considerado vencedor; se não tiver diferença mínima, a pontuação será dividida entre os jogadores. Caso os jogadores consigam uma nova data, o jogo poderá ser reagendado, e a partida reiniciada desde o ponto de onde parou. Se nenhum dos jogadores tiver atingido 1 set a 0 e não conseguirem nova data, o jogo será cancelado, com 0 pontos para ambos os jogadores.
n. Caso um jogador desafie seu oponente e, ao fim dos desafios não sobre ninguém além deles mesmos, ou uma única pessoa não tenha sofrido desafio nem desafiado, e não tenha sobrado ninguém para desafiar, a administração do ranking irá inverter o último confronto valido para que não haja duplicidade de jogos na mesma rodada. O critério de escolha para o novo confronto será por classificação do ranking (ex: quinto desafiou o décimo, e sobraram eles mesmos, então houve um cancelamento do ultimo jogo valido, entre o décimo terceiro e décimo nono; os jogos validos serão: quinto x décimo terceiro e décimo x décimo nono.
o. Em raras ocasiões, por conta do alto número de desafios ao mesmo tempo, pode acontecer de uma mesma pessoa ser desafiada 2x e não ter a possibilidade de desafiar na rodada em questão! Caso isso ocorra, os desafios serão mantidos e, infelizmente, a pessoa desafiada 2x, não poderá realizar o desafio na quinzena.
p. Em caso de desistência de jogo ainda no primeiro set, o jogador que desistir ficará com 0 pontos. Caso a desistência ocorra no segundo set, receberá 25 pontos.
III- DA MARCAÇÃO DOS JOGOS E DOS RESULTADOS
a. O vencedor ficará encarregado de colocar o resultado do jogo na plataforma " LETZPLAY"; caso não coloque, o jogo será considerado não realizado, com 0 pontos para ambos.
b. Os desafios poderão ser realizados entre 14:00 e 23:59 de domingo.
c. Os jogos deverão estar TODOS agendados, até o prazo máximo de 12:00 da segunda feira seguinte à abertura para os desafios; caso o jogo não seja agendado, será considerado WO para o desafiante.
d. Para os casos não citados acima, prevalecerá, sempre, a regra 2 C, ou seja, haverá a necessidade de comprovação, via WhatsApp ou Letzplay, das 3 datas! Caso não haja sugestão de 3 datas, será considerado jogo não realizado!!
e. O horário dos desafios deverá ser realizado através da plataforma LETZPLAY e será usado para fins de critério de wo ou jogo não realizado, ou seja, em caso de problema de datas, prevalecerá as datas citadas na LETZPLAY; em caso de desafio sem horário e data, o desafiante não poderá cobrar o wo do desafiado caso o mesmo não tenha dado as datas previstas no regulamento.
f. Qualquer jogador, a qualquer momento, pode optar por disponibilizar o wo a favor de seu adversário caso ache justo ou necessário.
IV- DOS JOGOS
a.Haverá 5 minutos de aquecimento antes do início da partida.
b. Em caso de atraso, haverá uma tolerância de 15min; de 15 a 30 min o jogador que estava presente sairá sacando 3/0; acima de 30min será considerado WO.
c. Todos os jogos da rodada serão válidos para efeito de classificação, inclusive vitórias por W.O.
d. Na tentativa de evitar WO, os jogadores poderão adiantar seus jogos, em caso de disponibilidade de ambos, e também de quadras. (durante o mês/rodada).
e. Havendo a necessidade, por conta de jogos mais demorados, a administração poderá inverter horário de jogos e quadras, em, no máximo, 30min.
f. Não necessariamente o jogo será realizado na quadra em que foi marcado no app.
g. O jogo que não for realizado nas dependências do Quintella Tennis, não será considerado válido para pontuação, sem nenhuma exceção.
V – DA PONTUAÇÃO INICIAL
a. Aos jogadores participantes do ranking 2o semestre 2022, será atribuída uma nova pontuação no novo ranking, que corresponderá a partir da soma de todos os atletas que terminaram o ranking 1o semestre 2022, multiplicado por 10 (ex 100 pessoas x 10, o primeiro sairá com 1000, o segundo 990, o terceiro 980, até o último, que sairá com 10 pontos).
b. Novos jogadores serão inscritos com 0 pontos.
VI – DA PONTUAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DO RANKING
a. Em caso de vitória por 2 sets a 0, o jogador receberá 100 pontos; vitória por 2 sets a 1,90 pontos; em caso de derrota por 2 sets a 0, 25 pontos; em caso de derrota por 2 sets a 1, 35 pontos; vitória por WO, 100; derrota por WO, -20; jogo não realizado, ambos os jogadores terão 0 pontos; cada game vencido o jogador receberá 1 ponto extra e a cada game perdido, receberá -1 ponto.
b. Os jogadores estarão dispostos em faixas de 5 jogadores cada (1 ao 5, 6 ao 10 e assim por diante). A cada faixa acima que o jogador vir a vencer seu adversário, obterá uma pontuação extra de 10 pontos (ex: 25 desafia o 1 e vence; ele obterá 100 pontos da vitória, mais 10 da faixa 21 a 25, mais 10 da faixa 16 a 20, mais 10 da faixa 11 a 15, mais 10 da faixa 6 a 10 e mais 10 da faixa 1 a 5, obtendo assim um total de 150 pontos.
c. Os jogadores manterão a posição por faixa do início ao fim da rodada vigente.
Ex.: Se um jogador estava na faixa 1 (em 4°) e perdeu os dois primeiros jogos (tornou-se 6°), ainda participará de dois jogos bonificando como se estivesse na faixa 1 e não na faixa 2.
d. Novos jogadores entrarão com 10 pontos abaixo do último colocado do Acesso
e. A pontuação que definirá o campeão ao final do ano de 2023 será a somatória da pontuação do primeiro e do segundo semestres.
f. Em caso de desistência durante o jogo, serão considerados ganhos os sets remanescentes ao jogador vencedor pela desistência do adversário. Como o sistema não consegue compreender a desistência automaticamente, a pontuação correta designada será dada através de bonificação, e não diretamente pelo app. O vencedor da partida devera avisar a administração sobre a desistência para que seja dada a bonificação, tanto positiva como negativa.
g. Em caso de empate em pontos, independente da ordem em que estiverem os jogadores no app, será considerada a seguinte ordem para desempate: saldo de sets, saldo de games, confronto direto.
VII- DO ACESSO E DESCENSO
a. Ao final de cada rodada, os 4 últimos do Principal cairão para o Intermediário 1, e os 4 primeiros do Intermediário 1 subirão para o Principal; os 4 últimos do Intermediário 1 cairão para o Intermediário 2 e os 4 primeiros do Intermediário 3 subirão para o Intermediário 2; os 4 últimos do Intermediário 3 cairão para o Acesso, e os 4 primeiros do Acesso subirão para o Intermediário 3.
b. Os 4 jogadores que, ao fim da rodada, subirem ao grupo seguinte terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do primeiro fora da zona de rebaixamento (ex: Grupo Principal possui 20 jogadores, ao fim da rodada cairão o 17, 18, 19 e 20; a pontuação do 17 foi 600, o primeiro do Intermediário 1 que subiu terá 590, o segundo 580, o terceiro 570, e o quarto 560). Assim segue igual para acesso e descenso dos outros grupos.
c. Os 4 jogadores que, ao fim da rodada, caírem para o grupo abaixo terão suas pontuações atualizadas conforme a pontuação do primeiro fora da zona de classificação (ex: quinto colocado do acesso ao fim da rodada terminou com 420 pontos; o último do Principal que caiu, terá 430, o penúltimo 440, o antepenúltimo 450 e o seguinte, 460).
d. Visando a subida mais rápida dos jogadores de maior nível de jogo, e equalização de níveis de jogo dentro dos grupos, o jogador que obtiver 4 vitorias seguidas, tendo sofrido um máximo de 8 games nos 4 jogos somados, ainda que tenha perdido um set nesses jogos, será alçado diretamente à última posição do grupo Intermediário 1 (com a mesma pontuação que o ultimo que subiu do intermediário 2). WO contara como vitória por 6/0 6/0. Ficará a cargo do jogador avisar a administração sobre os 4 jogos seguidos de vitória e número de games sofridos para avaliação. Não há ordem para as 4 vitorias seguidas, podendo se dar em qualquer momento.
e. O jogador que se ausentar mais do que 6 quinzenas (3 meses), estará automaticamente excluído do grupo, e quando voltar, voltará no Acesso. Caso, ao final dos 3 meses, ele opte por voltar, voltará em quarto lugar do grupo diretamente abaixo do que estava quando parou.
f. Caberá à organização a escolha de inserir diretamente um jogador em último lugar do grupo Intermediário 1 (nos mesmos moldes do parágrafo VII-d), caso o jogador em questão já tenha participado do grupo principal alguma vez em semestre anterior ao vigente. Essa regra visa a rápida equalizaçâo de nível de jogos.
VIII- DO MASTERS
a. Ao final do Ranking do primeiro semestre, a pontuação será guardada e somada à pontuação do segundo semestre, para fins de classificação para o Masters do Ranking.
b. O Masters será realizado em janeiro de 2023.
c. Os confrontos se darão da seguinte maneira: o primeiro colocado irá jogar contra o oitavo, o segundo contra o sétimo, o terceiro contra o sexto, e o quarto contra o quinto. O vencedor do primeiro/oitavo pegará o vencedor do quarto/quinto, e o vencedor do segundo/sétimo pegará o vencedor do terceiro/sexto.
d. Os jogos serão disputados em melhor de 3 sets, sendo o último set, super tie break até 10 pontos, em caso de empate em 1 a 1 nos primeiros 2 sets.
e. Todas as anteriores se referem a todos os grupos.
f. Os grupos Intermediário 1, 2, 3, 4 e Acesso terão sua contagem de pontos da seguinte maneira: a cada final de mês, será atribuída uma pontuação (8 pontos para o primeiro, 7 para o segundo, 6 para o terceiro e assim por diante ate 1 ponto para o oitavo) do primeiro ao oitavo de cada um dos grupos citados acima. Ao final do ano, essa pontuação será somada, e os 8 primeiros de cada categoria farão o Masters da categoria em questão.
PLAY!!!!